Vou inaugurar o blog da Takebiz falando sobre um dos maiores "dramas" que, como produtora, ou mesmo profissional freelancer costumamos enfrentar: a falta do roteiro.
É muito comum as pessoas nos procurarem e pedir um orçamento sem ter um roteiro. Geralmente, até mesmo sem ter ideia do que precisam. É bastante comum a gente ouvir "quanto você cobrar pra fazer um vídeo de tal coisa"? E, bem, sem um roteiro, essa é uma pergunta muito difícil de responder. Claro, existem aqueles trabalhos que são feitos sem roteiro. A gravação de um evento, por exemplo, da inauguração de uma empresa, um casamento, ou algo assim, é algo que o roteiro é construído na edição, ou feito depois que já temos as imagens e depoimentos capturados. Mas pra diversos formatos de trabalho, o roteiro ou pelo menos um argumento, um resumo do vídeo, é muito importante pra poder mensurar o tamanho da produção, tempo de gravação e edição.
É lendo esse roteiro, que a produtora vai poder dizer o tempo do total do vídeo. Calcular o quantas diárias de gravação serão necessárias e também quantos profissionais ou que tipo de profissionais serão contratados. No tocante a edição, é lendo o roteiro que fica possível dizer se vamos precisar captar esta ou aquela imagem, se vamos partir para um banco de imagens ou mesmo utilizar muitos infográficos, efeitos e animações.
O roteiro também é algo extremamente importante para o cliente, para o contratante. Quando falamos de videoaulas, por exemplo, o primeiro passo para começar a criação do curso é sentar e colocar no papel os principais tópicos do que será falado. Por ali, o autor já consegue responder perguntas como, por exemplo, qual é o público do curso? Eu vou fazer um curso completo, de um módulo só, ou posso dividir esse curso em mais módulos? Quanto posso cobrar no meu curso? E como será o meu curso: vou precisar de fotos? Vídeos de cobertura? Animações e infográficos?
Claro, escrever um roteiro não é uma tarefa fácil. Exige tempo, pesquisa, imaginação, conhecer do assunto que será tratado e também conhecer a linguagem audiovisual. Por isso, sempre aconselho a contratação de um profissional, seja para escrever todo o roteiro, adaptar o conteúdo que foi fornecido pelo cliente, ou mesmo finalizar, dar uma formatação final, que seja facilmente compreendida e melhor traduzida pela produtora e pela direção do vídeo para a linguagem audiovisual.
Pode parecer um custo desnecessário, mas acredite, ter um roteiro bem formatado, sempre é um investimento que acaba custando pouco, otimizando o custo de produção do vídeo e garantindo que o produto final irá agradar o cliente e cumprir o objetivo proposto.
Se você precisa de um vídeo, e não sabe exatamente como começar, fale com a gente: estamos disponíveis pra conversar, propor qual é tipo de vídeo que melhor vai lhe atender e colaborar com o roteiro do seu vídeo.
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